PLANO DE ENSINO



PLANO DE ENSINO

CURSO        Design de Interiores
DISCIPLINA         Arte Moderna e Contemporânea
CÓDIGO     DEI6105                                       CARGA HORÁRIA    60H
PROFESSOR         Profª DANIELLE SPADA

EMENTA
A arte moderna e contemporânea como instrumento de educação do “olhar”. Concorrentes artísticas e leituras de obras de arte.
OBJETIVO DA DISCIPLINA
Capacitar o aluno a reconhecer e compreender a arte moderna como produção do conhecimento.

UNIDADES COMPONENTES DA DISCIPLINA     

Unidade 1
As estéticas de transição

Unidade 2
Vanguardas Históricas

Unidade 3
A arte americana

Unidade 4
Arte Moderna no Brasil

VISÃO DETALHADA DAS UNIDADES

UNIDADE 1
As estéticas de transição.

OBJETIVOS DA UNIDADE 1
Identificar as principais rupturas com o modo de representação da Arte Moderna.


AULA 1.1 – Conteúdo:
Fovismo: Explosão da cor
Escultura do séc. XX : Uma nova imagem

AULA 1.2 – Conteúdo:
Modigliani, Matisse e Picasso
Cubismo (analítico e sintético)
Futurismo

AULA 1.3 – Conteúdo:
Vanguardas Russas: Raionismo; Suprematismo; Construtivismo


UNIDADE 2
As Novas Linguagens

OBJETIVOS DA UNIDADE 2
Reconhecer e decodificar as diferentes linguagens da arte moderna.

AULA 2.1 – Conteúdo:
Abstracionismo; Neoplasticismo;
A Bauhaus e o Design; Dadaísmo e Surrealismo

AULA 2.2 – Conteúdo:
Arte americana: 1908-40
Expressionismo Abstrato, Action Painting

AULA 2.3 – Conteúdo:
Expressionismo Figurativo
Escultura Pós-Guerra
Campos de cor;

UNIDADE 3
Arte Contemporânea

OBJETIVOS DA UNIDADE 3
Reconhecer a produção da Arte Contemporânea e a sua influência no mundo.

AULA 3.1 – Conteúdo:
Séc. XX – Arte Contemporânea (História do Mundo x História da Arte)
Hard Edge, Arte Pré-Pop, Pop Art; Op Art

AULA 3.2 – Conteúdo:
Minimalismo
Arte conceitual: Arte visual invisível

AULA 3.3 – Conteúdo:
Arquitetura Contemporânea
Neo-Expressionismo


UNIDADE 4
A Nova geração da Arte – Vanguarda.

OBJETIVOS DA UNIDADE 4
Apresentar o panorama moderno e contemporâneo no Brasil

AULA 4.1 – Conteúdo:
Panorama moderno e contemporâneo no Brasil

AULA 4.2 – Conteúdo:
Panorama moderno e contemporâneo no Brasil

AULA 4.3 – Conteúdo:
Panorama moderno e contemporâneo no Brasil.

METODOLOGIA
Aulas teóricas ilustradas com imagens que são fios condutores do processo de ensino-aprendizagem, debates e discussões de textos, apresentação de seminários, aproximação de um artista moderno a um artista contemporâneo mediante um projeto de exposição.

ATIVIDADES DISCENTES
Pesquisa a partir de leituras de artigos contemporâneos sobre arte, visita a exposições pertinentes aos temas abordados em aula com elaboração de relatórios.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A4 – dividida em duas avaliações para obter a pontuação necessária para aprovação. Média 7,0 (sete).
Avaliação 01 -  Prova teórica abordando os temas apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho interpretativo. Valor total da Prova: 8,0 (oito pontos) + trabalho (Linha do tempo do Artista – Escolher um artista reconhecido pelos críticos de arte depois da virada do século – 1900 até os anos de 1960. Traçar uma linha histórica de desenvolvimento do seu trabalho através de suas obras mais importantes, indicando os motivos pelos quais estas obras sofreram mudanças indicativas do amadurecimento do artista.). Valor total do trabalho: 2,0 (dois pontos). Total: Prova + trabalho = 10,0 (dez pontos).
Avaliação 02 -  Prova teórica abordando os temas apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho interpretativo. Valor total da Prova: 8,0 (oito pontos) + trabalho (projeto de uma exposição que articule um artista moderno e um artista contemporâneo explicando o viés encontrado para a articulação entre os dois artistas. Apresentar o critério de escolha das obras e a ordem para serem expostas com as devidas justificativas, e ainda um texto de abertura da exposição. 
As avaliações 1 e 2 serão com consulta às suas anotações de aula. Não será permitido o uso de livros ou materiais fotocopiados, bem como o uso de aparelhos de comunicação digital.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CANONGIA, Ligia. O Legado dos Anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Ed.Zahar, 2005.
STANGOS, Nikos. Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Ed.Zahar, 1994.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARCHER, Michael. “Arte Contemporânea”. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CAUQUELIN, Anne. “A Arte Contemporânea – Uma introdução”. São Paulo: Martins Fontes, 2005

CRONOGRAMA DETALHADO BARRA- TERÇA
FEVEREIRO
Conteúdo
16
Contrato Didático: Apresentação da disciplina; Processos de Avaliação; Aulas Externas; Metodologia de Ensino.
Relembrando História da Arte: Pós Impressionismo.
Séc. XX – Arte Moderna (História do Mundo x História da Arte)
23
Fovismo: Explosão da cor
Die Brucke: A Ponte
Der Blaue Reiter: O Cavaleiro Azul
Cubismo (analítico e sintético)
MARÇO
Conteúdo
1
Visita à Frida – Caixa Cultural 14H.
8
Futurismo, Raionismo; Suprematismo; Construtivismo
15
Abstracionismo; Neoplasticismo;
A Bauhaus e o Design;
22
Dadaísmo e Surrealismo
29
Expressionismo Abstrato, Action Painting
Expressionismo Figurativo

ABRIL
Conteúdo
05
Campos de cor
12
AVALIAÇÃO 01 - Prova teórica abordando os temas apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho interpretativo. Valor total da Prova: 8,0 (oito pontos) + trabalho.
Visita exposição Frida com a turma: Valor 1,0 ponto na média (Bônus)

19
Hard Edge, Arte Pré-Pop, Pop Art; Op Art
26
Arte conceitual: Arte visual invisível
MAIO
Conteúdo
03
A Nova geração da Arte – Vanguarda.
10
Panorama moderno no Brasil
17
Panorama moderno no Brasil
24
Panorama Contemporâneo no Brasil
26 - 28
INHOTIM - Viagem
31
Panorama Contemporâneo no Brasil
JUNHO
Conteúdo
07
14
Entrega das provas e correção.
21

CRONOGRAMA DETALHADO TIJUCA - QUINTA

FEVEREIRO
Conteúdo
18
Contrato Didático: Apresentação da disciplina; Processos de Avaliação; Aulas Externas; Metodologia de Ensino.
Relembrando História da Arte: Pós Impressionismo.
Séc. XX – Arte Moderna (História do Mundo x História da Arte)
25
Fovismo: Explosão da cor
Die Brucke: A Ponte
Der Blaue Reiter: O Cavaleiro Azul
Cubismo (analítico e sintético)
MARÇO
Conteúdo
3
Visita à Frida – Caixa Cultural 14H.
10
Futurismo, Raionismo; Suprematismo; Construtivismo
17
Abstracionismo; Neoplasticismo;
A Bauhaus e o Design;
24
Dadaísmo e Surrealismo
21
Expressionismo Abstrato, Action Painting
Expressionismo Figurativo

ABRIL
Conteúdo
7
Campos de cor
14
AVALIAÇÃO 01 - Prova teórica abordando os temas apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho interpretativo. Valor total da Prova: 8,0 (oito pontos) + trabalho.
Visita exposição Frida com a turma: Valor 1,0 ponto na média (Bônus)

21
Feriado
28
Hard Edge, Arte Pré-Pop, Pop Art; Op Art
MAIO
Conteúdo
5
Arte conceitual: Arte visual invisível
12
A Nova geração da Arte – Vanguarda.
19
Panorama moderno no Brasil
26
Panorama Contemporâneo no Brasil
26
FERIADO - INHOTIM - Viagem
JUNHO
Conteúdo
9
16
Entrega das provas e correção.
23

Para enriquecer seu conhecimento:
Modigliani - Paixão Pela Vida - EUA – 2004 - Direção: Mick Davis – Drama. 127 min.
Van Gogh – França – 1991 – Direção: Maurice Pialat – Drama. 158 min.
Vincent & Theo - Países Baixos - 1990 – Direção: Robert Altman – Drama – 197 min.
Pollock – EUA – 2000 – Direção: Ed Harris – Drama.122 min.
O Mistério de Picasso – França – 1956 – Direção: Henri-Georges Clouzot – 75 min.
Frida – EUA – 2002 – Direção: Julie Taymor – Drama. 123 min.
Camille Claudel - França, 2012 – Direção: Bruno Dumont - Drama, Biografia - 95 min.
BASQUIAT - Traços de uma Vida. EUA, 1996 – Direção: Julian Schnabel - Drama, Biografia - 106 min.
Moulin Rouge – Reino Unido, 1952 - Direção: John Huston - Drama, Música - 119 min.
Little Ashes - Reino Unido, 2009 – Direção: Paul Morrison – Drama - 112 min.
RUMO AO PARAÍSO – 2003 -Direção: Mario Andreacchio - Gênero: Drama - 89 min.
SITES:
http://www.itaucultural.org.br/
http://www.museusegall.org.br/
http://www.macniteroi.com.br/
http://www.mamrio.org.br/
http://www.nga.gov/exhibitions/vgwel.shtm
http://www.googleartproject.com/
http://topicos.estadao.com.br/videos-sobre-arte
VISITAS:
As visitas não são obrigatórias, porém valem como horas de atividades complementares.
Principais Museus:
MAM - RJ
MAC – RJ
MAR – RJ
MASP - SP
INHOTIM – MG
INSTITUTO TOMIE OHTAKE - SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário